top of page
Olá amigos,

Sou Beatriz, fiquei pensando o que escreveria neste mini resumo além do meu nome...mas posso adiantar que teremos aqui muito sobre filmes e livros. Tenho 19 anos, quase 20, faço faculdade de produção editorial e nas minhas horas vagas leio, leio, leio, e leio. Bem vindo ao mundo peculiar!

More >
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Pinterest Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon
Recent Posts

Resenha: K. Relato de uma busca



Um emocionante romance escrito por Bernardo Kucinski, publicada pela Cosac Naif e atualmente pela Companhia das letras, conta o relato da busca de um pai pela filha desaparecida na ditadura militar do Brasil.

K, é o personagem principal e o pai, que começou a desconfiar do desaparecimento da filha, quando a mais de 3 semanas ela não o visitava, então começou a procura pela filha na faculdade em que ela lecionava, mas então suas suspeitas se confirmaram quando as colegas de trabalho de sua filha, confirmaram a ausência dela ao trabalho há muitos dias. K, sabia que sua filha era comunista e que o governo massacrava sem dó ocultamente, mas a esperança, caminha com K durante a maior parte do romance. Esperança de que ela estivesse foragida em outro pais, que estivesse escondida em algum lugar com outra identidade, mas que estivesse viva... Durante a ditadura centenas de pessoas desapareceram e seus corpos nunca mais foram encontrados, então familiares em busca de alguma resposta, começaram de forma sigilosa a se encontrar. K, recorreu a varias autoridades para conseguir noticias sobre a filha, mas tudo começou a piorar quando os "responsáveis", viram que K estava pressionando por todos os lados e que aquilo poderia prejudica-los, então decidiram brincar com a esperança de um pai, enviando cartões postais em nome de sua filha, ou ligações de desconhecidos informando o falso paradeiro dela. Por conta do desaparecimento K vai descobrindo um lado da vida de sua filha, que ele não participava, ela tinha um cachorro, havia se casado, tinha uma nova família que também estava a procura dela e de seu marido, apesar de toda essa vida escusa ela no fundo tinha como foco protege-lo dessa caçada. Esse é o enredo de uma busca incansável de um pai por uma filha, que representa muitas outras histórias da ditadura militar no Brasil.


Para nos permitir imergir em toda a história Bernado, trabalhou com diversas vozes retratando o lado do militar que aplicava os trotes nos familiares, da empregada que trabalhava na Casa da morte e amante de um general. Com o acréscimos desses personagens, a história se torna mais emocionante e, mergulhamos, sentimos a dor, o desespero, a agonia e a esperança dos personagens. Particularmente, posso confessar que nunca fui de ler muito sobre ditadura, mas este livro me emocionou em diversos sentidos e me permitiu ser transportada para uma realidade que atualmente não esta no meu dia a dia, e compartilhar sentimentos de tristeza com todas as famílias que sofreram com a perda. Essa é a magia do livro, quando a história é tão boa que quebra os seus paradigmas, refinando a sua opinião e ampliando o seu leque de oportunidades. Minha classificação de estrelinhas para este livro é de 10.


Para continuar na vibe da leitura, criei uma playlist no spotify para que você possa mergulhar em outras obras sobre esse momento do Brasil.


Meu estado de espírito depois dessa leitura...

Espero que vocês gostem da leitura, assim como eu.

Beijos, e até a próxima! ;)

Quer receber as novas resenhas por e-mail?
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
bottom of page