Resenha: Sonata em Punk Rock
A resenha de hoje, nos trás dois universos distintos o do rock'n'roll e da música clássica. Valentina, que para os íntimos é conhecida com Tim, é uma jovem de 18 anos apaixonada por sua guitarra e um bom rock'n'roll. Mas por precisar ajudar sua mãe financeiramente, abriu mão da música para trabalhar em um mercadinho perto de casa. Seu pai abandonou sua mãe, quando Tim ainda era criança, com a desculpa de que não estava preparado para assumir aquela responsabilidade.
Tim passou em um dos melhores conservatórios de música do país, mas por insuficiência financeira sua mãe não conseguiria bancar a mensalidade nem do primeiro mês. Então é neste momento que Tim conhece pela primeira vez o "cretino" do seu pai, que por sinal já possuía uma nova família e lamentava por seu filhinho não possuir o dom para música. Tim só consegue sentir raiva dele, por todos esses anos e por ter deixado ela e sua mãe passarem por situações financeiramente complicadas. Mas com muito custo Tim, resolve aceitar que o pai pague a conservatório de música. Com a promessa que de se tornará a melhor musicista daquele conser-vatório.
Em uma conservatório dominado inteiramente pela elite, Valentina com todo a sua marra e seu estilo punk rock, enfrentará diversos problemas, mas além disso, a faculdade exigia pelo menos um instrumento clássico como matéria, e então Tim se vê diante a piano gigante, onde nem se quer havia tocado. Ela precisará abrir seu repertório musical e ser perseverante para conseguir passar.
"Se não for difícil, não tem esforço. E, se não tiver esforço, ninguém se torna mais do que medíocre. (...) Se estiver fácil demais, você está fazendo errado."
Kim é um dos melhores, se não o melhor, pianista do conservatório, seu rosto esta estampado em todas as propagandas dos corredores. Conhecido não apenas por seu talento, mas por abalar o coração de todas as meninas do conservatório e por seu jeito arrogante. Kim aparentar viver como um pop-star, mas no fundo é apenas mais um filho implorando pela atenção da mãe.
"A vida é como uma orquestra; são necessários muitos instrumentos em harmonia para que a música toda faça sentido. Mas, na maioria das vezes, você nem sabe tocar esses instrumentos."
Valentina precisará provar para si mesma que é capaz de aprender a tocar piano e superar todas os obstáculos impostos por toda essa gente rica/metida.
Assim com eu você ficará tentado a entrar nesse mundo e se jogará nessa diversidade de estilos musicais. Clássico X Rock'n'roll. Então aproveite essa playlist no spotify produzida especialmente para esse livro, e se jogue nessa mix de sensações.
Este romance escrito por Babi, me permitiu emergir completamente na vida de Valentina, fazen-do com que eu não sentisse o tempo passar toda vez que pegava o livro. Sonata em punk rock é o primeiro da serie Cidade da música. Ansiosas para os próximos livros?
Beijos e até a próxima.