Filme: A família Bélier
HEY! Demorou, mas saiu depois de muito escrever e reescrever sem dar nenhum spoiler. Como primeira resenha de filme, escolhi A família Bélier, dirigido por Eric Lartigau, e que de uma forma emocionante e divertida nos traz o dia a dia de uma família de surdos mudos. Paula Bélier é a unica filha do casal que possui o sentido da fala e da audição. Os Bélier levam uma vida tranquila no interior de Paris e tiram o seu sustento da agricultura e venda de queijos na feira da cidade. Paula Bélier, é uma jovem de 16 anos muito introvertida, que através de seu professor de canto, descobre o seu talento para a música. Ele a convida para participar de uma audição que pode dar a ela a oportunidade de ingressar em uma das escolas de canto mais renomada de Paris. Em paralelo seu pai, resolve se candidatar a prefeito da cidade, mesmo sem qualquer experiência política e com todas as dificuldades impostas pela falta da audição e da fala, ele se empenha em sua campanha e depende de Paula para poder repassar as outras pessoas aquilo que ele quer dizer. É neste momento que as aulas de canto de Paula começam a atrapalhá-la nas tarefas da fazenda e nos compromissos de campanha de seu pai.
Esse é o enredo de um filme que preza pela impecável direção. A forma como a história é conduzida e principalmente a sutileza com que a relação dessa família é abordada, mostrando que o amor vai muito além de qualquer sentido.
Preciso confessar que este filme foi um dos mais lindos que já vi, e logo que terminou quis já escrever sobre, mas encontrei uma certa dificuldade em conseguir lidar com a minha indignação, por não aprendermos libras, desde o inicio do ciclo escolar e a falta de disponibilização desse aprendizado faz com que a vida de pessoas surdas mudas sejam mais dependentes do mundo... só que no fim acho que tudo deu certo rs.
Para que vocês possam conhecer e ir sentindo mais um pouquinho o clima do filme, assista o trailer...
...e confira a playlist de musicas francesas, para de deixar com vontade de conhecer a França agora.
Minha classificação de estrelinhas para esse filme é 10.
Eai o que você achou do filme?
Beijos e até aproxima! ;)