Resenha: O mundo de Aisha
Um livro em história quadrinhos que mostram a revolução silenciosa das mulheres do Iêmen, escrito por Ugo Bertotti. O livro foi publicado em pela Editora Nemo em 2015.
Logo após a sua primeira menstruação, a família em muitos casos decide entregar a sua filha para um homem anos mais velho, para que ele possa sustenta-la e dar a ela uma vida melhor... São 10 mulheres, 10 histórias, cada qual com a sua silenciosa revolução. Escravizadas, violentadas, privadas de sua própria liberdade, e independência. Mas os problemas delas não estão somente em casa, a sociedade e até outras mulheres ajudam a crucificar aquela que não segue os costumes impostos. Há história surpreendentes de superação e outras penosas de serem lidas.
Lembre-se disso: "O que elas buscam? Autossuficiência. O que esperam? Respeito. O que querem? Direitos igualitários. O que sonham? Basta de violência". Soa familiar todos esses questionamentos? São por esses e outros motivos, que mulheres no mundo todo lutam por seus direitos e chamamos isso de FEMINISMO.
Essa lindíssima edição publicada pelo Nemo, apresenta junto com as ilustrações fotos das mulheres de cada história. Mesmo com apenas os olhos de fora, você consegue sentir ainda mais a história de cada uma delas e compartilhar a dor dessa luta. Essas fotos que estão pre-sentes durante o filme são resultados de um corajoso trabalho da fotojornalista Agnes Montanari.
Se você ficou curioso para ver como é o livro, a editora publicou uma amostra do livro no Issuu. Dá uma conferida, pois tenho certeza, que só as primeiras páginas te convencerão a investir a sua mesada do mês, suas economias, ou seu dinheiro do lanche da faculdade.
Minha nota para este livro é 8.
Me contem o que vocês acharam do livro?
Beijos e até a próxima!